CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA DA PRELAZIA DE ITAITUBA, PARÁ



CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA DA PRELAZIA DE ITAITUBA, PARÁ

Cantai ao SENHOR um cântico novo;
e seu louvor na assembléia dos fiéis
” (Sl 149,1).

        Movidos pelo Espírito em vista da organização de uma pastoral de conjunto e elaboração de um plano de pastoral, através desta carta convocamos todo o povo da Prelazia de Itaituba para a grande Assembleia a ser realizada de 15 a 17 de Novembro de 2012, no Centro de Treinamento do Laranjal em Itaituba. Terá início às 8h do dia 15 e terminará às 12h do dia 17.
        Deverão participar todos os padres e religiosos, representantes de todas as Paróquias e Áreas Pastorais bem como representantes de todas as Pastorais e Movimentos. Oportunamente serão indicados quantos representantes de cada Paróquia, Área Pastoral, Pastorais e Movimentos poderão participar.
        A 49ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida-SP, de 4 a 13 de maio de 2011, aprovou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para a Igreja Católica no Brasil.
        Já no Nº 2, o próprio Documento esclarece: Diretrizes são rumos que indicam o caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios norteadores e urgências irrenunciáveis. Os planos de pastoral das Igrejas Particulares percorrem um roteiro específico, contendo estudo e iluminação da realidade à luz da fé, objetivos, critérios e meios para sua concretização na própria realidade. Realizar planos é uma tarefa que cabe às Comissões Pastorais e às Igrejas Particulares, com suas paróquias, comunidades, organismos, movimentos leigos, institutos de vida consagrada, em suma, todos os agentes de pastoral. Na interação entre as diretrizes e os planos, o objetivo geral é assumido por todos os Bispos do Brasil, em suas Igrejas Particulares, preservando-se a unidade e a diversidade.
        Portanto, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, a Prelazia de Itaituba deve, à luz das Diretrizes Gerais, elaborar seu próprio plano de evangelização. Este é o objetivo da nossa Assembleia.
        Para isto, seguindo as orientações das Diretrizes, teremos que dar os seguintes passos:
        1º Passo: Fazer um levantamento da nossa realidade para ver onde estamos.
        Trata-se de colocar os pés no chão. Se ignoramos a realidade, não evangelizamos. As boas respostas pastorais dependem da identificação das verdadeiras necessidades de evangelização (Diretrizes 127).
        2º Passo: Onde precisamos estar
        Na ação evangelizadora, o ponto de chegada está em olhar para o horizonte do Evangelho, mostrado em Jesus Cristo e, Nele, a presença do Reino de Deus, na precariedade da história (Diretrizes 127).
        3º Passo: Urgências Pastorais
        As Diretrizes Gerais apontam 5 urgências: 1) Igreja em estado permanente de missão; 2) Igreja: casa da iniciação cristã; 3) Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4) Igreja: comunidade de comunidades; 5) Igreja a serviço da vida plena para todos.
        No processo de planejamento, cada Igreja Particular irá averiguar em que medida estas urgências correspondem aos desafios reais de seu contexto e se alguma outra em especial pode ser somada a elas (Diretrizes 131).
        4º Passo: O que queremos alcançar
        Este passo é expresso no objetivo geral e nos objetivos específicos. O OBJETIVO GERAL aprovado pelos Bispos até o ano 2015:  EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
        À luz do objetivo geral, a comunhão eclesial interpela e estimula cada Igreja Particular a elaborar seus próprios objetivos e planos pastorais, sem prejuízo de sua autonomia, em sintonia com os planos pastorais do Conselho Episcopal Regional e as prioridades da Assembleia Regional de Pastoral
(Diretrizes 132).
        5º Passo: Como vamos agir
        A nossa ação evangelizadora deve ser pautada por quatro exigências: 1) serviço, 2) diálogo, 3) anúncio, 4) testemunho da comunhão. O serviço se concretiza especialmente na dimensão sócio-transformadora; o diálogo se concretiza na dimensão ecumênica e do diálogo religioso; o anúncio se concretiza na dimensão missionária; o testemunho da comunhão se concretiza na dimensão comunitário-participativa, que se alimenta nas fontes da Palavra (dimensão bíblico-catequética) e da liturgia (dimensão litúrgica). As exigências da evangelização acentuam o aspecto missionário da vida da Igreja” (Diretrizes 134).
        6º Passo: O que vamos fazer
        Trata-se da intervenção na realidade apreendida à luz da fé, buscando responder às urgências pastorais, segundo os objetivos e critérios de ação estabelecidos. É o momento da programação, ....... Agrupar as ações em programas, comuns e específicos. Os programas conjuntos reúnem ações que dizem respeito a todos e os específicos, as ações de serviços de pastoral determinados e de organismos. Os programas aterrissam na prática, através de projetos, que podem ser pensados em suas metas (o quê), passos (como), responsáveis (quem), recursos (com quê), data (quando) e lugar (onde). (Diretrizes 136).
        7º Passo: A renovação das estruturas
        “Vinho novo, odres novos” (Mt 9,17): mudadas as ações, é preciso igualmente mudar as estruturas que lhe dão suporte. Este é sempre o último passo de um processo de planejamento, porém imprescindível. Se não renovamos as estruturas e a própria instituição, o processo de mudanças, ao qual as ações se propõem perseguir, estará prejudicado, quando não estagnado. (Diretrizes 137).

        No encontro dos padres, religiosos e representantes das paróquias e áreas pastorais, realizado dias 20 e 21 de fevereiro último no Centro de Treinamento do Laranjal, foi decidido:
        a) que seja criada uma comissão para articular todo processo em vista da assembleia;
     b) que se faça um levantamento da realidade econômica, social, eclesial etc. da Prelazia de Itaituba;
        c) que se conscientize as lideranças sobre as diretrizes da CNBB e sejam envolvidas no processo da assembleia;
        d) que se faça um questionário para o levantamento da realidade de cada paróquia;
        e) que cabe às paróquias e áreas pastorais: 1) Convocar assembleias paroquiais para responder os questionários; 2) Encaminhar para a comissão central a resposta do levantamento da realidade e o feed-back nos prazos determinados.
        Os membros da comissão preparatória são: Pe. Charles Augusto Silveira de Oliveira, Frei Marcos Bezerra, Pe. Paulo Cordeiro de Oliveira Filho e Frei Romualdo Borges de Macedo.
        Maria Santíssima, Mãe da Igreja, que na hora da Cruz soube, no silêncio da esperança, aguardar a manhã da Ressurreição, vos acompanhe com materna solicitude e interceda por todos juntamente com São José e a Senhora Santana.
Itaituba, 03 de Abril de 2012.
Terça-feira Santa

Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm.
Bispo da Prelazia de Itaituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário