História

A prelazia de Itaituba foi erigida pela Bula Pontifícia, do Papa João Paulo II, “De peramplis quidem” em 06 de julho de l988. Na mesma data, o Santo Padre elegeu o franciscano Frei Capistrano Francisco Heim, OFM como seu primeiro Bispo. A Prelazia de Itaituba foi desmembrada do território da Diocese de Santarém, PA.





O TERRITÓRIO


O território da Prelazia de Itaituba abrangia uma área de 175.365 km2, dividida em apenas dois municípios – o enorme município de Itaituba, e o bem menor município de Rurópolis. Posteriormente, em l992, o então município de Itaituba foi dividido em mais três municípios: Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga. Com esta divisão, a Prelazia, desde 1992, abrange cinco municípios: Itaituba, Rurópolis, Novo Progresso, Trairão e Jacareacanga. Por um acordo entre os Bispos Dom Capistrano de Itaituba e Dom Erwin Kräutler da Prelazia do Xingu, o distrito de Castelos de Sonhos – pertencente ao município de Altamira – passou a ser atendido pastoralmente pelos padres de Novo Progresso.
Em fevereiro de 2012, os bispos Dom Erwin da Prelazia do Xingu, e Dom Frei Wilmar Santin firmaram um documento em que Castelo de Sonhos passava oficialmente para Prelazia de Itaituba, inclusive com direito de erigir ali uma paróquia. Quando Castelo de Sonhos se tornar município, se fará a mudança canônica, visto que então haverá uma área bem definida. Assim o território da Prelazia de Itaituba aumentou em relação à data da sua criação.

ESTRUTURA ECLESIAL E RELIGIOSOS/AS


Inicialmente, havia apenas três paróquias na Prelazia: Sant’Ana em Itaituba, Santíssima Trindade em Rurópolis, e São José Operário em Jamanxinzinho. Havia ainda a Missão Indígena São Francisco no rio Cururu, fundada em 1911, mas que apesar de sempre ter tido padres nunca foi erigida como paróquia.
Aos 15 de outubro de 1989, o Bispo Dom Capistrano erigiu a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio na Cidade Alta de Itaituba, com Frei Roberto Mizicko, OFM, como primeiro Pároco.
Os Padres Missionários do Verbo Divino chegaram em julho de 1989 e assumiram a Paróquia de São José Operário, com residência na cidade de Trairão.
No ano seguinte, a Prelazia recebeu o Pe. Silvério Schneider para atender a região de Novo Progresso. Ele era da Diocese de Sinop em Mato Grosso. Aos 15 de dezembro de 1990, Dom Capistrano erigiu a Paróquia de Santa Luzia em Novo Progresso, com Pe. Silvério como Pároco.
Aos 16 de outubro de 1994, Dom Capistrano transferiu a sede da Paróquia de São José Operário de Jamanxinzinho para a sede municipal de Trairão. Em 27 de novembro de 1994, com a saída dos Padres Franciscanos da Paróquia da Santíssima Trindade, em Rurópolis, a Paróquia foi entregue aos cuidados pastorais dos Missionários do Verbo Divino.
Em junho de 1998, vieram somar forças com a Prelazia os Padres das Escolas de Caridade, conhecidos no Brasil como os Padres Cavanis, assumindo a Paróquia de Santa Luzia em Novo Progresso.
A partir de 30 de maio de 1999, os Padres da Congregação da Missão – Lazaristas ou Vicentinos – assumiram a Região Pastoral III, da Transamazônica de Miritituba até o Km. 115.
Em 1o de março, vieram dois Frades Franciscanos jovens, para residir em Jacareacanga e dar assistência pastoral às comunidades ribeirinhas e indígenas do município de Jacareacanga e da Missão São Francisco do Rio Cururu.
Em maio de 2002, vieram os Padres Oblatos de Maria Imaculada para assumir a Região Pastoral Tapajós/Barreiras e ajudar na cidade de Itaituba nos fins-de-semana.
Nestes anos de crescimento, as Irmãs Missionários da Imaculada Conceição da Mãe de Deus voltaram a abrir uma casa em Itaituba. Vieram também as Irmãs de Notre Dame de Namur para Itaituba, as Irmãs de São João Batista e Santa Catarina de Sena (Medéias) para Novo Progresso e as Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Azuis) para Castelo de Sonhos, na Rodovia Cuiabá/Santarém, extremo Sul. Em setembro de 2012 chegaram as Irmãs Passionistas em Jacareacanga para trabalharem.

Em 8 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou a renúncia de Dom Frei Capistrano Heim, OFM, e nomeou Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm., como segundo bispo de Prelazia de Itaituba. Dom Frei Wilmar foi ordenado bispo aos 19 de março de 2011 e tomou posse no dia 10 de abril de 2011. Dom Capistrano voltou para sua terra natal, os Estados Unidos da América.

ESTRUTURA ATUAL

Atualmente a Prelazia de Itaituba se divide em seis paróquias, três áreas pastorais e uma missão indígena:

1)    Paróquia da Catedral Sant’Ana em Itaituba
2)        Paróquia N. Sra. do Bom Remédio em Itaituba
3)        Paróquia Santíssima Trindade em Rurópolis
4)        Paróquia São José Operário em Trairão
5)        Paróquia Santa Luzia em Novo Progresso.
6)        Paróquia Santo Antonio, Castelo de Sonhos – criada em fevereiro de 2012
7)        Área Pastoral III – Rod. Transamazônica e BR 163
8)        Área Pastoral São Francisco do Tapajós
9)        Área Pastoral de Jacareacanga
10)    e a Missão Indígena São Francisco, no Rio Cururu, Alto Tapajós.

Todas as paróquias desenvolvem as atividades normais paroquiais e atendem um grande número de comunidades rurais, existentes dentro dos seus limites territoriais. Algumas capelas têm o Santíssimo Sacramento reservado, permitindo celebrações dominicais com a Santa Comunhão, distribuída por Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Catequistas leigos(as) desenvolvem o trabalho catequético em todas as comunidades, tanto urbanas como rurais. Nas paróquias há movimentos e pastorais específicas, como: Apostolado da Oração, Pastoral da Criança, ECC (Encontro de Casais com Cristo), RCC (Renovação Carismática Católica), Legião de Maria, OFS (Ordem Franciscana Secular), Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, CPT (Comissão Pastoral da Terra), CIMI (Conselho Indigenista Missionário).

Trabalham na Prelazia de Itaituba em 2014:

Padres
Pe. Adenílson Alves Souza, CSCh
Frei Amarildo Mascarenhas, OFM
Frei Antonio Marcos Silva Bezerra, OFM
Pe. Charles Augusto Silveira de Oliveira
Pe. Fernando Antonio dos Santos Medeiros, OMI
Pe. Gregório Fobia, SVD
Pe. João Paulo Komi Sikpe, SVD
Pe. João Carlos Portes, CM
Pe. José Mapang, SVD
Pe. José (Giuseppe) Viani, CSCh
Pe. Josoé Francisco Zanon, CSCh
Pe. Joubert Luciano Ferrarezi, CM
Pe. Luiz Talacz, SVD
Pe. Paulo Cordeiro de Oliveira Filho, OMI
Pe. Paulo Sérgio Vieira, CSCh
Frei Ulysses Antonio Nunes Calvo, OFM

Diáconos
Diac. Divaldo Santos Silva
Diac. Eliézer Okonoski, CM

Religiosos
Frei Amauri Pereira dos Santos, OFM
Frei Klenio Perosso Gonçalves , O.Carm.
Frei Romualdo Borges de Macedo, O.Carm.
Ir. Renato José Rothen, CSCh

Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Smic)
Ir. Cláudia Regina Carlos de Morais, SMIC
Ir. Francisca Limeira, SMIC
Ir. Hélia Pedroso, SMIC
Ir. Heloisa Bahia, SMIC
Ir. Maria da Conceição Pinho Rocha, SMIC
Ir. Mônica Furtado, SMIC

Irmãs Passionistas
Ir. Ana Vicencia Fernandes Costa, CP
Ir. Claudete Chaves da Cruz, CP
Ir. Maria Irene da Silva, CP