Encontro das CEB's

Queridos irmãos e irmãs de caminhada nas CEBs,
É com alegria que lhes convidamos para participar do XXIV Encontro das CEB's da Transamazônica-Santarém-Cuiabá que vai acontecer em Moraes Almeida, Prelazia de Itaituba, nos dias 21 a 24 de agosto deste ano.

O tema a ser refletido é o do “DESENVOLVIMENTO E A CAMINHADA DAS CEBs” em torno da pergunta: “QUE DESENVOLVIMENTO QUEREMOS?”.
A partir da nossa convicção de que “NA PALAVRA DE DEUS ESTÁ A NOSSA FORÇA E A NOSSA ESPERANÇA”, vamos olhar para os diferentes modelos de desenvolvimento que o Povo de Deus experimentou no Antigo e no Novo Testamento e confrontá-los com os modelos que temos experimentado na Amazônia.
Para nos ajudar na preparação serão enviados alguns subsídios para círculos bíblicos e também cartazes. No encontro, quem vai nos auxiliar na reflexão serão os padres: Paulinho OMI de Belém e Pe. José Cortes SVD de Santarém.
Esperamos que o nosso Encontro seja o auge de um processo de reflexão e de criação de novos círculos bíblicos e CEBs em nossas regiões.  É bom lembrar o que nossos bispos em 2012, reunidos em Santarém afirmaram:
“As Comunidades Cristãs ou Eclesiais de Base tão recomendadas no Documento Santarém 1972 são expressão de uma Igreja viva e comprometida. Como os bispos já afirmaram em Manaus (2007), elas constituem um dom especial que Deus concedeu à Igreja na Amazônia. São obra do Espírito Santo. O que o Documento de Aparecida afirma, aplica-se de modo especial à Amazônia. As CEBs, diz o documento, “têm sido escolas que têm ajudado a formar cristãos comprometidos com sua fé, discípulos e missionários do Senhor, como o testemunha a entrega generosa, até derramar o sangue, de muitos de seus membros” (DAp 178). As CEB’s são também uma resposta válida e empolgante para o mundo urbano como resposta ao individualismo e a superficialidade do consumismo. Nas CEBs se vive a dimensão samaritana da compaixão ativa e interajuda, de um coração e mãos abertas para quem sofre ou passa necessidade, mas também a dimensão profética de anunciar continuamente a utopia do Reino e, ao mesmo tempo, denunciar todos os mecanismos e estruturas que impedem a chegada do Reino. É exatamente esta dimensão profética que gerou as e os mártires da Amazônia. As CEBs constituem-se em família das famílias onde todos se conhecem e querem bem, mas são também centros de oração e meditação da Palavra de Deus para nutrir a mística profunda da vivência na proximidade de Deus. Ele mesmo se revelou como um Deus-conosco e assegurou aos profetas, apóstolos, discípulas e discípulos: “Eu estarei contigo“ (cf. Ex 3,14; Js 1,9; Jr 1,19; At 18,9-10). Afinal “se Deus está conosco, quem será contra nós“ (Rom 8,31).”
As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de julho, diretamente pelo site da Prelazia de Itaituba - www.prelaziadeitaituba.com.br ,  - podem ser mandadas por e-mail: prelaziaitb@gmail.com ou ainda, pelos Correios:
PRELAZIA DE ITAITUBA
ENCONTRO DAS CEBs
AV. GETÚLIO VARGAS, 235 - COMÉRCIO
6818-020 -  ITAITUBA – PA

O que trazer?  Rede, corda, talheres, copo, prato, bíblia e muita animação . Vir também preparados para a noite cultural.
Para os nossos momentos celebrativos propomos o seguinte:
  1.           Primeiro dia os da Casa: Paróquia de Novo Progresso
  2.          Segundo dia: Xingú
  3.          Terceiro dia: Santarém e Cametá
Que tal rezarmos também com Ofício Divino das Comunidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário